A Ultima Musica de Nicolas Sparks








 Título : A Ultima Musica
Autor : Nicolas Sparks
Paginas : 400
Editora : Novo Conceito
Gênero : Romance, Drama.
Classificação :





Sinopse :

Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ULTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.





Ronnie é uma adolescente rebelde e mimada que tem pais divorciados e um irmão caçula, depois do divorcio Ronnie ficou morando com a mão e o irmão e focou meio que brigada com o pai, pois nunca o perdoou pela separação (abandonado a família pela musica).

E quando a mãe anuncia que ela e o irmão iram passar as férias de verão com o pai , ela fica inconformada, mas acaba indo mesmo contra a vontade.

Acabamos compreendendo um pouco melhor a rebeldia de Rinnie, tanto nos trajes quanto no comportamento no decorrer do livro.

Ronnie herdou o mesmo talento para a musica que o pai, que é ex-pianista. Ela tocava e gostava muito ,mas após a separação perdeu o interesse em tocar e em compor.

E por eventualidades ela acaba fazendo amizades no local , que é uma praia linda, e até encontra o Will, um rapaz que se interessa por ala a acabam se apaixonando.

A convivência e os conflitos com o pai são difíceis no começo mas vai melhorando com o passar do tempo.

Este foi o segundo livro de Nicolas que li, e o que mais gostei ( o único que me fez chorar, até hoje). O livro é narrado na terceira pessoa, uma leitura tranquila com personagens fortes e comoventes. Cada capitulo começa com um nome de personagem.


O livro conta com questionamentos sobre valores, amizades, perdão e amor.
Apesar de ter gostado muito do livro ,não sou muito fã de Nicolas , é muito drama e não gosto de livros que me fação chorar. 

Trechos:

"Às vezes é preciso se afastar das pessoas que você ama, mas isso não quer dizer que você os ama menos, às vezes, você os ama ainda mais..."
"O amor é frágil, Ronnie. E nem sempre cuidamos dele muito bem. A gente se vira e faz o melhor que pode, e torcemos para que esta coisa frágil, sobreviva apesar de tudo"

              Tem um filme baseado no livro , que particularmente é bom , mas não chega aos pés do livro.

37 comentários:

  1. Gosto muito desse livro do Nicholas. Esse e Querido John foram os últimos que me tocaram de verdade do autor. De uns tempos para cá, todos os romances dele estão em um mesmo formato e cansou um pouco. Mas ainda admiro seu trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo não é? Ficou caindo no mesmo ritmo agora, meio estranho isso. Parece que você lê a mesma história com cenários e nomes diferentes...alguns, outros ainda são bem diferentes.

      Excluir
    2. Li Querido John e não gostei muito.
      O q me tocou um pouco foi Diário De Uma Paixão.
      Querido John me deixou mais frustrada e decepcionada com o final.

      Excluir
    3. Putz, chorei muito com o final de Querido John! Credo, fiquei indignada! Mas é lindo. Diário é mais meu filme predileto que livro, mas o livro é super lindo também *-*

      Excluir
    4. Nossa chorei muito no filme Diário De Uma Paixão, um dos filmes que mais chorei!

      Excluir
  2. Eu ganhei Um porto seguro do Nicholas, mas tenho os dois pés pra trás porque o estilo do autor é matar o personagem e deixar aquele "ele se foi, mas sempre estará comigo, blá blá blá!" e eu não curto muito finais assim. Não sou evoluída emocionalmente pra concordar nessa mensagem do autor. x.x'
    Livros que me façam chorar é muito fácil então não tenho por onde fugir, mas livros do Nicholas eu não leio é mais pelo final mesmo. u.u'
    Eu vi o filme do livro e achei lindo! A parte que ela vai no velório/funeral e toca uma música(eu vi há um tempo e não tenho muita certeza da cena .-.) e no fim encontra o Will na praia.. chorei feito um bebê sem o peito da mamãe! kkkkkkk
    Obs: Adriana, tem alguns erros na resenha, tipo o nome da Ronnie que vira Rinnie no terceiro parágrafo e outras palavras.. ;x

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito triste, e eu até que gostei bastante do filme, achei que passou exatamente a melancolia que eu senti quando li. Eu adoro o autor.

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nada do Nicholas Sparks, nada mesmo, mas já vi esse filme e achei 'legal'. EU mesma não tenho nenhuma pretensão de ler o livro.
    Achei que o filme não foi nada me mais, sabe?! Achei inclusive clichê. Foram-se os tempos em que a Miley era bonita e sabia o que fazia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse filme é complicado...e por causa dela! Não gosto dele por causa dela :S
      é bem clichê, mas até que é fofo...

      Excluir
  5. Não chegue a ler o livro, vi apenas o filme e gostei muito.
    Não pretendo ler o livro, mais gostei da resenha.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. HAHAHA Diferente de voce adoooro livros chororsos ! kkk
    Mas acredita que ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dele ?
    Tenho o título A escolha aqui em casa.. mas tem taaantos na frente delena minha lista de leitura...

    ResponderExcluir
  7. Não li o livro ainda,mas gostei bastante do filme
    E verdade os livros do Nicolas sempre fazem chorar,mas são lindas.
    A Última música é meu xodó,e amei a adaptação para o cinema com Miley e Lian s2

    ResponderExcluir
  8. Até então só li um único livro do Nicholas. Esse está na minha lista a muitíssimo tempo. Espero ler em breve! O filme é ótimo, eu pelo menos adorei. Abraços. http://defrentecomoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adriana não gosto muito do Nicholas Sparks e não consigo sentir emoção nos livros dele, acho que se você ler um já leu todos sabe? Todos seguem a mesma premissa... =(. E ao contrário de você, gosto bastante de livros emotivos rs, chorar não é uma tarefa difícil pra mim e olha que o Sparks não conseguiu fazer isso comigo.
    Tô ficando velha e chata pra livros com mimimi adolescente ahahahha, a Ronnie não me agradou na sinopse e tô fugindo de livros que vão me deixar chateada :)
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho o livro, mas ainda não li ou vi o livro, fico deixando por ultimo pq sei que vou chorar horrores lendo.

    ResponderExcluir
  11. Eu não li o livro,mas assisti o filme e nem sabia que era baseado em um livro do Nicholas Sparks. Eu sempre assisto filmes baseado em seus livros e sempre gosto. O estilo me parece bom, mas eu no momento estou mas afim de ler livros como Jogos Vorazes.
    Mas, esse livro me parece uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  12. Li o livro e assisti ao filme!!! Claro que como em 90% dos casos o livro é melhor que o filme...rs

    bom sempre gosto dos romances de Nicholas gosto de como ele escreve, sua forma de desenvolver a história e dos personagens que ele cria e nestes gostei da forma que ele apresenta os conflitos na relação pai e filha.
    Resumindo.. gostei muito mas..rsr não chorei nem com livro nem com o filme..rs

    ResponderExcluir
  13. Adriana
    Como sempre eu só assisti ao filme, pois acho que já vi todos os filmes relacionados aos livros deste autor. Um dia chego a ler um livro dele, mas ainda não me animei. Quanto ao filme, não achei ruim.
    um abraço
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  14. Essa característica do Nicholas em "matar" algum personagem no final do livro me assusta as vezes. Apesar de tudo gosto do trabalho dele, só espero que nos próximos trabalhos ele mude um pouco. Sobre a A última música, confesso que fora um dos mais antigos dele que ainda não li, a história não me convenceu muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia, compartilho seu medo do dos livros do Nicholas. Por isso ainda não li Um Amor Pra Recordar ou qualquer dos outros livros dele q vi q as pessoas choram.

      Excluir
    2. Me dá é raiva! Porque ele mata quem eu adoro? Assassino! xD
      Mas fica bonito, apesar de tudo fica bom.

      Excluir
    3. Acho que ele faz isto para nos mostrar que nem sempre existe finais felizes!

      Excluir
    4. Eu tenho muita raiva dessa mania dele de matar todo mundo. Acho que o problema mesmo é que em alguns casos é totalmente desnecessário.

      Excluir
  15. Nunca li um livro do Nicholas Sparks e isso é algo que me frusta bastante. Ainda não assisti o filme também, mas parece ser legalzinho, acho que é porque não gosto de Miley Cyrus como atriz, tão sem talento.
    Minha amiga disse que não gosta tanto dos livros dele porque pra ela é tudo a mesma coisa, uma história de amor, alguém morre e pronto, o mesmo romance. Mas eu queria ler pra saber se é assim mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca li nada do Nicholas Sparks, talvez seja porque ache o mesmo de sua amiga. Mas, vamos ver seu leio quem sabe isso não tenha importância.

      Excluir
    2. S´rio que não curte a MIles? =( Poxa.
      Mas enfim, li só um livro do Sparks até hoje. Lerei outros, mas não se fruste, pegue um neutro, sem muitas expectativas.

      Excluir
    3. Acho melhor você ler o livro primeiro para tirar suas próprias conclusões! Os livros do nicholas são ótimos!

      Excluir
  16. Adriana, eu gostei bastante desse livro. O Nicholas tem um jeito muito gostoso de escrever e mesmo que te faça chorar horrores ainda consegue tirar boas risadas. Particularmente não gostei do filme. O livro é muito melhor.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu infelizmente ainda não li o livro, mas assisti ao filme e posso dizer com todas as palavras que ele é muito lindo mesmo, e como sempre é só um sinal de que o Nicholas não nos decepcionas, pena que eu ainda não li esse livro e tem outros que eu ainda não li, mas pretendo ler brevemente.

    ResponderExcluir
  18. Não sou fã do Nicholas pelos mesmos motivos q vc.
    Apenas vi o filme e gostei, não achei otimo, achei um cliche razoável. Espero q o livro seja melhor!!! A capa é linda!!!!

    ResponderExcluir
  19. Li só um livro do Sparks até agora, e foi bom. Não foi NOSSA QUE OBRA PRIMA omo todos falam, bem ódio/amor mesmo.
    Mas amo esse filme, então lerei em breve.

    ResponderExcluir
  20. Estou super curiosa para ler este livro, ainda não vi o filme, pois quero ler o livro primeiro! Adoro os livros do Tio Nic!

    ResponderExcluir
  21. Eu simplesmente amo o Nicholas, mas até hoje não tive coragem de ler o livro, nem ver o filme, porque sei que vou chorar e que é triste. rs
    Todos os outros livros que li são mais esperançosos, apesar dos momentos de sofrimento dos personagens. Talvez um dia eu leia, quem sabe!
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Esse foi o segundo livro que li do Sparks e eu simplesmente amei! *-* Certo que me acabei de chorar no final, mas não tem como. O livro e lindo demais, vale a pena ler. Me fez refletir muito, que devemos valorizar as pessoas enquanto as temos.

    ResponderExcluir
  23. Apesar de clichê e previsível, adoro o autor!
    Tbm chorei muito nesse livro e a história me cativou! Um história de amor e perdão. Gostei muito! :)

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li A última música e esse seria um dos poucos livros que eu daria chance, sendo do Nicholas. Ando brigada com ele, porque ele lança demais e as histórias estão perdendo a qualidade :(
    Resenha linda!

    ResponderExcluir
  25. Não li o livro, mas pelo o que venho lendo do Nicholas só tenho me decepcionado, então, não acrescentaria este na minha lista de leitura, mas, porém, ótima resenha! Beijo!

    ResponderExcluir