[Resenha] A 5ª Onda de Rick Yancey








Titulo : A 5ª Onda
Autor : Rick Yancey
Paginas : 368
Editora : Fundamento
Gênero :  Ficção Cientifica. Suspense.
Classificação : 


Sinopse

A 5ª Onda - Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.


Começo essa resenha dizendo que A 5ª Onda é uma ficção científica traz uma temática ótima de se ter em um livro, pois eu amo ler coisas nesse assunto. Logo de início achei que teríamos mais do mesmo, tudo aquilo de apocalipse que nós já temos na cabeça toda vez que a palavra é citada. Mas surpreendi muito com tudo o que eu vi. Ainda mais que comecei a ler o livro no mesmo momento que a música Psycho, do Muse, foi lançada. Dá para fazer uma relação incrível da letra com a história, e isso me deixou ainda mais empolgada com o assunto.
"Não choro por mim. Choro pela Cassie que se foi. E me pergunto o que essa Cassie iria pensar a meu respeito. A Cassie que mata". Pág. 12
A humanidade foi pega com a tão temida invasão alienígena. Porém ao contrário do clichê, eles não são verdes com anteninhas, são como qualquer humano. E é aí que se encontra o perigo, pois no meio de um apocalipse, o seu senso de humanidade pode ser o seu maior inimigo. O título se vem devido às ondas que vêm durante a invasão: na 1ª onda, toda a energia da Terra se vai. A 2ª vem com tsunamis. A 3ª onda é a doença, a peste que invade o planeta. A 4ª são os silenciadores que perseguem quem ainda sobrou. E destes que sobraram temos Cassie.

Na minha opinião, Cassie - uma garota de 16 anos - não é uma personagem delicada e frágil devido sua bagagem e o que aconteceu com sua família. Ela continua forte durante a história, tentando passar pelas ondas, sendo bem trabalhada pelo autor. Há também outros personagens que narram a história, pois Rick Yancey dividiu o livro em arcos. Mas na minha opinião, tais personagens foram uma das coisas mais legais que o autor pode inserir na sua história. Então não citarei quem são, pois a surpresa depois do primeiro capítulo da Cassie te motiva a ler o livro ainda mais
"Porque se eu for a última, eu sou a Humanidade. E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha." Pág. 88
Até então, só tinha tido contato com "O monstologista", também escrito pelo autor. Agora com A 5ª Onda, posso dizer que a escrita de Rick Yancey é bem peculiar de um jeito muito bom. Vale muito a pena a leitura. Aproveitem, pois o filme já foi gravado e tem previsão de lançamento no início de 2016, com Chloë Grace Moretz no papel de Cassie

Este é um dos trailer que está rolando na internet.

13 comentários:

  1. Oi, Pâmela!
    Gosto muito das músicas de Muse, mas não conheço essa! Vou procurar aqui pra ouvir.
    Já pensei várias vezes em ler esse livro, mas sempre desisti. Não sei se gosto muito dessa temática invasão alienígena e acho que é isso o que me afasta da leitura. Mas lendo tão bons comentários sobre a escrita do autor, uma história bem escrita vale sempre a pena ser lida, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. eu já tinha visto um dos booktrailers, mas não fui atrás de ler justamente pelo medo (como vc mesmo disse) de ser mais do mesmo, então como vc tinha o mesmo medo e gostou, vou confiar em vc =) e dá uma chance ao livro
    quanto ao autor não conhecia, mas muita gente está elogiando a escrita

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler esse livro desde dezembro do ano passado, mas, infelizmente, ainda não tive a oportunidade </3 Coloquei nas três opções do Top Comentarista, consegui ganhar, mas escolheram Divergente :/ Juro por tudo que A 5ª Onda será o próximo livro que eu irei comprar! Não vou falar muito, mas quero dizer que adoro livros como esse, principalmente por conter alienígenas!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pâmela.
    Confesso que ficção científica não faz o meu estilo de leitura, curto mais em filmes, mas achei a sinopse interessante. É impressionante o que as 4 ondas trás... Ansiosa para a estréia do filme!

    ResponderExcluir
  5. Não gosto tanto do estilo e já tinha lido algumas resenhas sobre o livro, mas confesso que fiquei animada depois de ler o seu texto.
    Ao contrário de outras histórias do gênero, essa parece trazer algo novo, como os aliens-humanos e uma personagem principal adolescente, porém forte.
    Eu gostei e quero dar uma chance para o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Pâmela, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e nossa, eu acho a sinopse desse livro muito interessante e fico curiosa sempre para saber mais sobre essas ondas. Não sou muito fã de ficção científica, mas tenho vontade de conhecer essa. Invasão alienígenas, a terra passando por um caos e a Cassie como uma das últimas sobreviventes. Ela parece ser uma personagem extremamente forte, e com tão pouca idade.

    Adorei o book-trailer e que legal que será adaptado, e a hloë Grace Moretz é uma ótima atriz.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Esse livro não me desperta curiosidade, embora tenha ouvido muitos elogios não me sinto animada em lê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito ler esse livro Pam, só li resenhas positivas sobre ele. Adoro livros que possuem personagens alienígenas, e li poucos sobre. Tenho certeza de que vou amar este haha

    Beijos, Gabi
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de gênero, mas a sinopse não me interessou.
    Quero muito assistir ao filme... dizem que tem muita ação, então que isso deve ficar incrível na tela.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Confesso que não gosto muito de ficção cientifica, mas esse livro provavelmente será um dos que me motivaram a dar uma oportunidade a esse gênero. Percebi que a personagem não age como uma adolescente em pânico, ela parece agir como uma verdadeira sobrevivente. Me choquei a ler essa parte da sinopse: Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Provavelmente para não desejarem está vivos é porque a coisa realmente é chocante, isso me despertou a vontade de ler. Quero saber se realmente ela pode confiar no sedutor.

    ResponderExcluir
  11. Desde o lançamento desse livro que tenho vontade de lê-lo. Ele faz bem meu estilo. Acho que o ponto forte foi o autor colocar uma protagonista forte e que consegue segurar a barra do começo ao fim. E, pelo que vi, a trama também está muito bem embasada e encaixadinha. Enfim, quero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Essa premissa não me agrada, nem a filmes assim eu assisto.
    Parece assustador o enredo.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que quando soube desse livro não me interessei, pensei que seria romance e aventura interlaçados, daqueles bobos. Mas quando li algumas reaenhas e li a sinopse fiquei super curiosa ainda mais que irá ter um filme do livro. Ansiedade Extrema!!

    ResponderExcluir