[Resenha] A Mais Pura Verdade de Dan Gemeinhart








Titulo : A Mais Pura Verdade
Autora : Dan Gemeinhart
Paginas : 224
Editora : Novo Conceito
Gênero : Drama
Classificação:


Sinopse:

A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.


O livro começa com Mark fugindo de casa, acompanhado seu fiel cãozinho Beau. Seu destino é chegar ao Monte Rainier.
" Sozinho, estou deixando meu lar.
Uma nova jornada, uma nova estrada.
Para as montanhas agora." (pág. 13)
Ele não está levando muitas coisas, apenas sua máquina fotográfica antiga, uma muda de roupa, caderno e caneta, passagem de trem, um pouco de dinheiro, seus remédios e equipamento de alpinismo.

Mark é uma criança de 12 anos, e tem uma doença grave. Tudo que ele queria era ter uma vida normal, brincar com seu cãozinho e sua melhor amiga Jess, ficar com sua família, sem ter que viver de remédios e idas ao hospital. Ele está tão cansado que decide ir em uma jornada, talvez a sua última. Ele e seu avô tinham o sonho de escalar o Monte Rainier, e quando seu avô faleceu e prometeu que iria subir por eles.

Ele planejou tudo, comprou passagens para despistar seus pais, e começou sua jornada. Logo no início ele vai descobrindo que as coisas não são fáceis, que existem pessoas muito ruins pelas ruas. São esses momentos que me deixam mais angustiadas na leitura.
"Eu estava respirando. Ainda estava olhando para onde deveriam estar as estrelas. Ainda sentia toda a minha dor e toda a minha tristeza." (pág. 46)
Ele sofre, sente dor, frio, fome, mas nunca se sente sozinho. Beau é o cãozinho mais legal do mundo, e nunca o deixa só. E vai descobrindo que também existe pessoas boas nesse mundo, principalmente quando está prestes a desistir.
"Claro que eu estava sozinho. Mas eu tinha Beau ao meu lado. E um Beau valia mais que um mundo inteiro cheio de solidão." (pág. 63)
O livro tem uma sensibilidade incrível. A leitura flui bem fácil e você não consegue não se colocar ao lado de Mark e passando junto com ele todas as dificuldades da jornada, que não é nada fácil.

Mark é um garoto corajoso e de coração bom. Mas meu burro por querer ir sozinho numa jornada que pode custar a sua vida. Mas é impossível não simpatizar com ele e querer que tenha um final feliz, ou um final não tão ruim. 

Paralelo a isso, existe os capítulos do meio, onde Jess, a melhor amiga de Mark, narra o que está acontecendo desde a sua fuga. Como ela e os pais dele estão se sentindo, e como anda as buscas pelo garoto. Também mostra alguns flashes do passado. Eu me encantei pela Jess. A lealdade dela com o amigo, a difícil decisão de guardar um segredo, o apoio que ela dá aos pais dele... Ela é tão forte! Ter que passar sozinha a dor da distância do amigo, fingir que não sabe de nada e a dúvida se conta ou não. Ela realmente merece destaque.
"- É como um segredo - ele continuou, ainda chorando. - Não consigo guardá-lo sozinho, Jess. É muito para mim. Posso chorar com você? Você guarda o meu segredo?" (pág. 116)
Recomendo muito esse livro, e se você for sensível igual eu, guarde uns lenços porque você vai chorar bastante, rs. Ele te trás ensinamentos sobre a vida, as pessoas, a importância dos sonhos e a dificuldade de se chegar a eles.


A Mais Pura Verdade é um encanto em forma de livro, com sua escrita simples que diz tanto. Espero que tenham gostado, um beijo e até a próxima!


Blog Reino da Loucura

16 comentários:

  1. Tão lindo esse livro <33333

    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu já vi muitos elogios desse livro!
    mas acho q antes de ler vou fazer o que vc disse guardar uns lenços (ou uma caixa inteira logo) pq só pelos trechos que vc escolheu acho que vou chorar e muito!
    algo me diz que eu vou me apaixonar pelo mark e mais ainda pelo Beau
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Assim que vi o lançamento desse livro e sua sinopse não o incluí na minha lista de leitura – posso o ler futuramente, não sei... – pois sou uma manteiga derretida, e esse livro com certeza tem uma história que despertam fortes emoções – um menino com câncer, uma trajetória difícil...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Já vi ótimas resenhas sobre esse livro, me parece bem comovente e interessante. Quero muito ler.
    Beijos

    www.meusdespropositos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Cada vez que leio uma resenha desse livro, fico ainda com mais vontade de ler. Parece ser uma história realmente emocionante e também angustiante, por ver todo o sofrimento do Mark, e mesmo assim com a determinação de conseguir chegar ao Monte. O Beau parece ser um ótimo cachorro, companheiro.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabriela e Adri.

    Te contar que não tive coragem de ler esse livro. Acho bem pesado crianças doentes e tudo mais. Por isso passei a vez. Acredito que em um outro momento tente a leitura. Sempre tantos elogios.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Top Comentarista - After 1 e 2

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, gostaria de dizer que o autor do livro, Dan Gemeinhart, respondeu uma pergunta que eu fiz, através de um blog <3 hahaha Ainda não li o livro, mas me interessei desde que ele foi lançado. Ele me agradou por ser bem comovente e por conter uma linda história de superação!

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de histórias assim. Mesmo que o ponto de partida seja triste, o resto da história é uma verdadeira lição de vida. Personagens se aventurando, buscando seus sonhos, descobrindo coisas e pessoas incríveis, isso sim é lindo de se ver.
    E o cachorrinho, sem dúvidas é mais um ponto positivo.
    Se tiver a chance de ler, assim o farei.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu não curto o gênero sick-lit - as vezes chego a achar a premissa mórbida - e mesmo que tenha a ver com uma criança e seus sonhos, ainda acho o tipo de leitura que impressiona, é pesada.

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi muitos elogios sobre o livro, mas não tenho vontade de ler. dei um tempo nesse tipo de livro e não pretendo voltar tão cedo.

    ResponderExcluir
  11. Oi! Já vinha acompanhando as apresentações desse livro, o pequeno folheto com os primeiros capítulos já mostravam o que vinha a seguir. Confesso que os livros com doenças terminais já estavam me cansando, mas esse parece ser diferente, a doença não é o centro da história e sim a sua força, a superação. Gostaria muito de lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. Desde o lançamento desse livro fiquei curiosa sobre a leitura principalmente porque todo mundo tá amando esse livro. A única coisa que me faz ter um pé atrás é que parece ser uma leitura um pouco triste e gosto de finais felizes hahaha

    ResponderExcluir
  13. Tenho um sério problema com livros que tenham personagens com doenças terminais. Tendo a ficar bem deprê ao terminar de ler. Mesmo assim, muitas vezes, me jogo em livros como esses. Agora é esperar pelo momento certo para esse tipo de leitura.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gabriela!
    Quero ler esse livro desde o lançamento dele. Adorei essa forma simples como foi escrito, o que torna tudo ainda mais emocionante, pois vamos acompanhando os pensamentos do próprio Mark. E apesar de triste, é uma história emocionante e que nos leva a refletir.

    ResponderExcluir
  15. Ah ei li a prova e curti!
    Estou super curiosa para conhecer o final.

    ResponderExcluir
  16. Esse é um livro que os leitores e principlamente os blogueiros estão falando muito. Mas não é por ser um livro "queridinho" que eu quero ler e sim pois a história parece ser emocionante e super apaixonante. O protagonista parece ser um fofo e super carismatico.
    Estou super ansiosa para poder ler esse livro maravilhoso!!

    ResponderExcluir