[Resenha] A lista de Cecilia Ahern








Título :  A Lista
Autor :  Cecilia Ahern
Paginas : 384
Editora : Novo Conceito
Gênero : Drama, 
Classificação:


Sinopse :

Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

Simplesmente um dos livros mais tocantes que já li, não poderia ter iniciado o ano com uma leitura melhor!  O livro nos trás a história da jornalista Kitty Logan, que por conta de um enorme erro em uma reportagem, está sofrendo um processo e recebendo retaliação da sociedade. Foi afastada de seu emprego na TV e quase está sendo afastada também da revista Etc etera, se não fosse pelo apoio da dona da revista Constance.

Constance é a mentora de Kitty, e ao longo dos anos construíram uma amizade linda, mas infelizmente Constance está com câncer e seu diagnóstico não é nada bom. Em uma das visitas de Kitty a amiga no hospital, a jornalista pergunta qual a matéria que Constance não escreveu mas queria ter feito, e ela lhe fala de uma lista que está guardada em sua casa, de uma matéria que queria muito escrever.

Constance falece antes de contar a Kitty sobre o que era aquela lista, que continha 100 nomes, e agora, sem a ajuda da mentora e amiga, ela tem duas semanas para descobrir o significado dessa lista e escrever a reportagem que sua amiga idealizava, que constará na edição em memória dela. Com todos contra ela, Kitty corre contra o tempo para desvendar o secredo da lista e ao mesmo tempo voltar a dar um rumo a sua vida.
“Kitty procurava por mentes incomuns, adorava ouvir tanto a menos interessantes quanto as mais fantásticas. Não acreditava que tudo que precisávamos enxergar fosse visível aos olhos, e sentia um desejo iminente de descobrir o que havia por detrás das camadas de cada pessoa. Era esse fascínio e, de fato, o amor pelas pessoas que ela trazia para as matérias da Etc etera, mas talvez não tivesse transferido muito bem esse amor em suas matérias para o Thirty Minutes”. (p. 113)
Terminei esse livro a pouco tempo e ele mexeu com as minhas estruturas. Cecelia não nos traz apenas uma história aqui, mas várias, e isso é o que tem de mais valor.

Kitty é uma personagem incrível, apesar dos seus defeitos, e está realmente arrependida do mal que causou. Infelizmente muitos se viraram contra a ela, e aquela que mais a apoiava acabara de falecer.

Sua vida de agora em diante é viver em função da lista deixada por Constance, com 100 nomes que não fazem sentido algum e que não parecem ter nenhum significado, ao mesmo tempo que tenta sobreviver a toda retaliação que está sofrendo.

Mas o que mais me tocou foi a personalidade da Constance e a mensagem que ela nos deixa. Mesmo a personagem tendo falecido logo no início do livro, sua presença e ensinamento está por toda a história, e quando chegamos no final e vemos o desfecho da lista, vemos o quão brilhante essa mulher era.

O livro fala muito do valor da vida e do valor que cada um de nós temos. A nossa história é extremamente importante, mesmo que não achemos isso. A autora conseguiu captar de forma singela o valor da vida e da simplicidade, nos fazendo refletir sobre o que fazemos e o quanto isso interfere em nosso meio.

É uma leitura maravilhosa e super recomendada. Você vai adentrar na vida de cada personagem e perceber quão especial é, e isso vai mudar a sua vida, como aconteceu com a Kitty.
Espero que tenham a oportunidade de se apaixonar pela história, e que ela consiga tocar cada um de vocês.

18 comentários:

  1. Bastante difícil a situação da Kitty, hein?! Mas o bacana é que ela não se amedrontou diante dos problemas, gosto de personagens assim...
    Gostei de sua resenha, é nítida a forma de como o livro te tocou. Dica anotada!.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. se pararmos pra analisar é um enredo mais simples, mas talvez o mais significativo da autora, ao trabalhar essa lista interminável de histórias ela nos mostra como cada um é especial! me peguei chorando em alguns momentos, rindo em outros, mas com certeza é um livro que recomendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. que bom que o primeiro livro do ano foi tão tocante!
    eu nem li o livro e já fiquei com pena da Kitty, as situações complicadas da vida que parece que quando acontece é de monte de uma vez. parece ser uma história muito linda de superação. mas, eu ando fugindo de dramas quando eu estiver querendo ler um, esse vai para o topo da lista

    ResponderExcluir
  4. A sinopse não me deixou animada em ler, mas a resenha mudou totalmente minha opinião. Gostei de como a personagem evolui e o caminho percorrido para que isso aconteça. Vou adicionar a minha lista e espero ter a chance de ler.

    ResponderExcluir
  5. A Cecilia Ahern chama minha atenção por ser autora do livro P.S. Eu Te Amo,o filme é tão lindo.
    Que bom que a resenha aborda o quanto é tocante a história,quero ler A Lista!

    ResponderExcluir
  6. Os livros dela são sempre uma boa pedida. Lindos e delicados, com boas lições. Foi uma ótima escolha pra começar o ano mesmo! Quero muito ler, tem dois dela que estou sem ler e como gosto demais da autora...bem, estou perdendo né, e esse é um deles. Pela resenha já sei que vou adorar também!

    ResponderExcluir
  7. Cecilia Ahern é uma autora muito elogiada, ainda não li nada dela, mas morro de vontade, até porque já tive a oportunidade de ver a adaptação de um de seus livros e se o filme me conquistou, duvido que a obra original não faça ainda melhor.
    Kitty passa por muitas dificuldades, mas é bom saber que apesar de suas falhas ela reconhece seus erros e consegue conquistar o leitor.
    A mensagem que o livro nos passa é sem dúvida muito bonita e vale a pena dar uma chance a obra, pois apesar do enredo um tanto simples - ao menos segundo a sinopse - a autora o desenvolve de maneira que nos liga facilmente a história e seus personagens.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Uma história simples com elementos incríveis. Não tenho um histórico muito bom com Cecelia. Ma sentia frustrada desde PS: Eu Te Amo. Não gostei da história e achei o falecido, que até já deletei o nome da memória, um encosto, que não deixava Holly dar continuidade a sua vida. E A Lista foi o livro que tirou essa má impressão que tinha do livro anterior. A história é linda.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que já vi esse livro em vários blogs, mas nunca dei muita importância. Agora estou curiosa sobre qual erro a Kitty cometeu e qual a história por trás dessa lista. Parece ser uma história bem tocante então vou deixar anotado pra quando eu tiver vontade de lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adriana, estou bem feliz que você tenha gostado da leitura, pois minha curiosidade não para de aumentar para ler algo da Cecelia Ahern, mas alguns comentários anteriores me fizeram desistir do livro e, finalmente, agora esta vontade voltou. A história da jornalista Kitty me cativou desde o começo, mesmo com sua enorme burrada realizada, me lembrei até dos X-Men com o nome da protagonista, rsrs. Enfim, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  11. A Lista me encantou de uma forma bem cativante, Gabriela. Eu me identifiquei muito com a personagem por ela ser jornalista e ser um sonho meu. Enfim, a história é bem envolvente e esse segredo em torno da lista é bem construído para prender o leitor na trama. Curti muito.

    ResponderExcluir
  12. Kitty me pareceu uma personagem totalmente extrovertida e mesmo realizando seus pequenos (grandes?) erros é uma boa jornalista. Constance é uma personagem que conquista qualquer um também por sua confiança e constrói uma amizade inquebrável. Gostei muito do resultado do livro. Cecelia Ahern ♥.

    ResponderExcluir
  13. N]ao li nenhum livro da autora mas quanto ler vou começar por esse, como eu já percebi em resenhas anteriores, a autora tem um jeito especial de escrever que conquista o leitor, gostei do livro e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Já ouvi falar muito dos livros da Cecilia Ahern e fiquei muito curiosa para ler algo dela e gostei desse livro fiquei curiosa para saber o que essas pessoas tem em comum e o livro parece deixar uma linda mensagem !!

    ResponderExcluir
  15. Eu sou apaixonada pela autora pelo livro "Simplesmente Acontece" (Já o filme nem se fale,morro de paixão). Enfim,mais apesar de gostar da autora com toda certeza essa sinopse não me animaria,pois amo livros de romances e a tal não remete á nenhum romance.
    Mas eu gostei da sua resenha,você falou o suficiente para nos deixar no mínimo curiosos sobre quem são essas pessoas e que tipo de reportagem é essa,pois você só contou o ponto de partida de história...poxa,agora fiquei curiosa...será que não te nenhum romance aí no meio para me animar a ler de vez?? rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada da autora, comecei a ler a sinopse sem expectativa, mas me chamou a atenção o fato da lista de nomes poder dar uma guinada na carreira da Kitti, fiquei encucada com o motivo dessas pessoas estarem interligadas. Com certeza leria o livro.

    ResponderExcluir
  17. A nota é ótima, fiquei intrigada com o que liga essas pessoas, parece Sense 8.
    Nunca li nada da autora, mas ela é super elogiada

    ResponderExcluir
  18. Eu já tinha ouvido falar da autora, mas não gosto do estilo dramático dela.
    Fiquei interessado sobre o que essas pessoas tem em comum.
    Quero ler, mas não é uma prioridade.

    ResponderExcluir